Glossário dos Trylle

Aura: Um campo de radiação subtil e luminosa em torno de uma pessoa ou objeto. Auras de cores diferentes indicam qualidades emocionais diferentes.
 
Cegonha: Expressão de calão para designar localizador; depreciativo. «Os humanos dizem às criancinhas que são cegonhas que trazem os bebés, mas aqui são os localizadores que trazem os bebés.»
 
Duende: Um troll feio e deformado que não mede mais de um metro de altura.
 
Família Anfitriã: A família com quem são deixados os substitutos. Estas famílias são escolhidas com base na sua posição na sociedade humana, sendo a riqueza a principal consideração. Quanto mais elevada for a posição social do trylle, mais poderosa e abastarda é a família anfitriã com quem o seu substituto é deixado.
 
Förening: A capital e maior cidade da sociedade trylle. Um complexo nas falésias do rio Mississippi, no Minnesota, onde fica localizado o palácio.
 
Kanin: Uma das tribos de trolls mais poderosas que ainda existem. São considerados calmos e pacíficos. São conhecidos pela sua capacidade de se integrarem e, como camaleões, a sua pele pode mudar de cor para os ajudar a adaptar ao meio ambiente. Tal como os trylle, ainda seguem a prática dos substitutos, mas com menor frequência. Apenas uma em cada dez das suas crianças são trocadas.
 
Localizador: Membros da sociedade trylle, especificamente treinados para localizar os substitutos e os trazer para casa. Os localizadores não têm poderes, além de uma afinidade para se sintonizarem com um troll em particular. Conseguem sentir quando o seu protegido está em perigo e determinar a distância que os separa dele. São a classe mais inferior na sociedade trylle, além dos mänsklig.
 
Mänsklig: Geralmente abreviado como «mänsks». A tradução literal da palavra «mänsklig» é humano, mas usa-se para descrever a criança humana que é levada quando os filhos dos trylle são deixados.
 
Markis: Um título masculino da nobreza nas sociedades trylle e vittra. Semelhante ao título de duque, é dado a trolls com poderes superiores. Têm uma posição mais elevada que a generalidade dos trylle, mas estão abaixo do rei e da rainha. a hierarquia da sociedade trylle é a seguinte:
Rei/Rainha
Príncipe/Princesa
Markis/Marksinna
 
Cidadãos trylle
Localizadores
Mänsklig
Famílias Anfitriãs
Humanos (não criados na sociedade troll)  
 
Marksinna: Um título feminino da nobreza nas sociedades trylle e vittra. O equivalente feminino de markis.
 
Omte: Apenas ligeiramente maior do que os skojare, os membros da tribo omte de tolls são conhecidos por serem rudes e terem mau génio. Ainda seguem a prática dos substitutos, mas escolhem famílias de classe inferior às escolhidas pelos trylle. Ao contrário das outras tribos, os omte são menos atraentes fisicamente.
 
Ondarike: A cidade capital dos vittra, onde se encontra o palácio. Fica no monte do Colorado.
 
Persuasão: Uma forma ligeira de controlo mental. Capacidade de fazer com que outra pessoas aja de determinada maneira, através de pensamentos.
 
Precognição: Conhecimento de algo antes da sua ocorrência, especialmente através da perceção extrassensorial.
 
Psicocinesia: Termos geral para a produção ou controlo de movimentos, em particular de objetos inanimados e remotos, supostamente através do exercício de poderes psíquicos. Pode incluir controlo mental, precognição, telecinesia, poder de cura, teletransporte e transmutação.
 
Skojare: Uma tribo de trolls mais aquática que se encontra quase extinta. Necessitam de grandes quantidades de água doce para sobreviver e um terço da população possui guelras e consegue respirar debaixo de água. Em tempos foram muitos, mas hoje restam apenas cerca de cinco mil skojare em todo o planeta. 
 
 
Substituto: Uma criança secretamente trocada por outra.
 
Trylle: Trolls muito belos, com poderes de psicocinesia, para quem a prática dos substitutos é um pilar da sua sociedade. Tal como todos os trolls, têm mau génio, são astuciosos e geralmente egoístas. Embora em tempo tenham sido muitos, hoje o seu número e poderes estão a diminuir, apesar de ainda serem uma das maiores tribos de trolls. São considerados pacíficos. 
 
Tryllico: Uma língua antiga que os trylle criaram para esconder os seus documentos mais importantes dos humanos. Os seus símbolos são diferentes dos do alfabeto grego, e é semelhante, em aparência, ao árabe ou cirílico.
 
Vittra: Uma fação mais violenta de trolls, cujos poderes se centram na força física e longevidade, embora não seja inédita uma leve psicocinesia. Sofrem também frequentemente de infertilidade. Embora os vittra sejam geralmente belos em termos de aparência física, mais de cinquenta por cento dos seus bebés nascem duendes. São uma das únicas tribos de trolls que têm duendes entre a população.

Sem comentários:

Enviar um comentário